quarta-feira, 28 de abril de 2010

RECOLHIMENTOS


O RECOLHIMENTO DE MACAÚBAS / MG

INTRODUÇÃO – A história dos Recolhimentos no Brasil ainda está por se escrever.
No século XVIII sabemos do Recolhimento de Macaúbas, em Minas Gerais (1711) em território da recém criada Vila de Nossa Senhora da Conceição de Sabará; do Recolhimento do Caraça (1770), no parque Natural do Caraça, localizado no Estado de Minas Gerais, no contraforte da Serra do Espinhaço nos munícipios de Catas Altas e Santa Bárbara; do Recolhimento de Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo da Bahia (1793).
No século XIX, temos conhecimento do Recolhimento da Fazendinha, à margem direita do Rio Ipojuca, em Bezerros, no Agreste pernambucano (1830?), obra do Padre Francisco José Correia de Albuquerque, como vimos em outras postagens.
Ainda so século XIX, com o nome de Casas de Caridade, os Recolhimentos do Padre José Antônio de Maria Ibiapina, a começar de 1860, com a fundação da primeira das Casa de Caridade, a da povoação de Gravatá do Jaburu, hoje Gravatá do Ibiapina, distrito de Taquaritinga do Norte / PE. A Casa de Caridade de Bezerros (Agreste de Pernambuco), foi iniciada em 1867 e inaugurada a 11 de setembro de 1870. Foram 22 as Casas de Caridade levantadas pelo Padre Ibiapina nas Províncias de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, para acolher meninas e moças, principalmente órfãs. Diga-se de passagem, ele teve um precursor na figura do Padre Francisco José! Oportunamente abordaremos aqui a obra do Padre Ibiapina.
Nesta postagem vamos focalizar o Recolhimento de Macaúbas, atualmente Mosteiro das Irmãs Concepcionistas da Ordem da Imaculada Conceição de Santa Beatriz da Silva.
O Mosteiro de Macaúbas há quase três séculos vem dando “o testemunho histórico do desenvolvimento de Minas Gerais; apresenta fases distintas: ora como Recolhimento ora como Educandário e agora como Mosteiro e Casa de Retiros, a qual oferece toda infra-estrutura para quem deseja fazer retiros espirituais. ”
(htt: // http://www.concepcionistasde/ salvador.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário